Eu acompanho a cena fashion de perto e fiquei intrigada quando, nesta quinta-feira (05.02), o Grupo Prada anunciou um novo nome de peso para a Versace.
Chegada oficial
O conglomerado confirmou que o belga Pieter Mulier assume o posto de diretor criativo da maison italiana. Ele deixa a Alaïa após cinco anos e ainda apresenta a última coleção por lá em março, na temporada feminina de inverno 2026, em Paris.
Mudança no calendário
• Início na Versace: 1º de julho
• Possível estreia na passarela: setembro
Mulier se reportará diretamente a Lorenzo Bertelli, presidente da Versace e herdeiro do Grupo Prada. Em nota, a cúpula da companhia afirmou acreditar que o estilista “libertará o potencial da marca” e dialogará com seu legado poderoso.
Vaga deixada por Dario Vitale
O cargo estava aberto desde a saída de Dario Vitale, que comandou apenas uma temporada — de março a dezembro de 2025. A partida dele foi anunciada logo depois de a Versace ser comprada da norte-americana Capri Holdings, no fim do ano passado.
Trajetória de Mulier
Formado em Arquitetura pelo Instituto Saint-Luc, em Bruxelas, Mulier começou na etiqueta homônima de Raf Simons e foi braço direito do estilista em Jil Sander, Dior e Calvin Klein. Hoje, Simons divide a direção criativa da Prada.
Em 2021, o belga tornou-se o primeiro diretor criativo da Alaïa após a morte de Azzedine. Retomou o método autoral — silhuetas justas, poucas costuras e mínimos fechos —, ao mesmo tempo em que inovou com tramas exclusivas e novas técnicas de modelagem.
- Sapatilhas de balé semitransparentes
- It-bag Le Teckel
Esses itens impulsionaram as vendas e ajudaram a recuperar as finanças da grife parisiense.
Desafios à frente
A principal missão de Mulier agora é reposicionar a Versace. Sob a gestão Capri Holdings, a etiqueta viu sua receita estagnar e encerrou 2025 no vermelho operacional. O novo diretor criativo chega com a expectativa de revigorar tanto a identidade estética quanto os números da casa fundada por Gianni Versace.


